23/06/2008 (17:28) Ronilda Noblat é enterrada em Salvador Lúcio Távora / Agência A Tarde
Amigos, amigos e personalidades foram se despedir da advogada
Patrícia França, do A TARDE Ex-presos políticos que tiveram a sorte e a honra de serem defendidos nos tribunais militares pela advogada Ronilda Noblat se juntaram a amigos, parentes e admiradores, na tarde desta segunda-feira, 23, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, para a última homenagem à advogada que se notabilizou pelo espírito destemido com que defendeu as garantias individuais e os direitos humanos no período mais obscuro da ditadura militar brasileira.
Morta aos 67 anos em decorrência de insuficiência respiratória, agravada por uma pneumonia, Ronilda Noblat parte deste plano em ano simbólico, quando se "comemoram" os 30 anos da instituição do AI-5 (instrumento que deu ao regime poderes absolutos, com o fechamento do Congresso Nacional e a suspensão dos direitos políticos) e os 200 anos da Justiça Militar brasileira. Nela, a advogada baiana escreveu sua biografia ao defender da pena de morte, em 1970, o ex-preso político e hoje Juiz do trabalho em Pernambuco, Theodomiro Romeiro - o primeiro brasileiro a ser condenado à pena capital na era republicana.
Foram dar último adeus à amiga, os advogados Inácio Gomes e Pedreira Lapa, que junto com Jaime Guimarães, já falecido, militaram juntos na defesa de presos políticos; o ex-ministro Waldir Pires (Defesa), e ex-presos políticos, como o jornalista Oldack Miranda, o deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB), ex-presidente da UNE que sofreu processo de expulsão do País por ser de origem espanhola, o ex-deputado Carlos Marighella Filho da repressão. Cumprindo roteiro de São João no interior do Estado, o governador Jaques Wagner foi representado pelo assessor Emiliano José.
Jornalista Vera Mattos Presidente da Fundação Maria Lúcia Jaqueira de Mattos Dirigente da Seção Bahia - do Capítulo Brasil do Fórum de Mulheres do Mercosul
|
Novos endereços, o Yahoo! que você conhece.
Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário