Amor Ilimitado - A dor de Amar Demais

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Capacitar e Treinar nossos policiais. Leiam a matéria.

Policiais reconhecem falta de preparação

Policiais baianos denunciam que muitos colegas não estão preparados para lidar com armas e com a população nas ruas.

Dizem ainda que falhas no treinamento são responsáveis pelos casos de violência policial, como aconteceu com o empresário baleado por PM's durante uma abordagem em Salvador.

Um policial civil, que prefere não se identificar, reconhece as deficiências. 'O treinamento dos policiais é precário. O curso de formação da Academia dura aproximadamente de 90 a 120 dias, intensivamente. Isso é um período muito curto para preparar um policial. Sem contar que, quando ele vai para a rua, está em estágio probatório e vai para a rua sozinho ou com um colega que também saiu da academia, quando deveria estar junto com um policial mais antigo, experiente. No interior, é pior ainda', denuncia.

A Associação de Praças da Polícia Militar concorda que o problema é grave. 'Ele [policial] tem pouca munição para poder treinar e, muitas vezes, vai para a rua trabalhar e leva 10 ou 15 anos sem voltar ao treinamento que deveria sempre ter na corporação', diz o representante da associação, Apolinário de Santana.

O policial civil que não se identificou acrescenta: 'Vinte ou trinta horas é um tempo muito curto para você saber manusear uma arma. Ele está pondo em risco a sua vida'.

Representantes das polícias Militar e Civil se defendem. '[A preparação é de] 90 a 120 dias em regime de tempo integral. Muitas vezes, até os três turnos, a depender da situação, inclusive aos sábados. Então, o treinamento é muito intensivo, muito dedicado. Tem todas as técnicas de manuseio da arma de fogo para bem servir as atividades policiais', avalia o delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo.

O capitão do curso de formação de praças da PM, Juarez Giffone, alega que a Polícia Militar fez um planejamento para a formação do soldado contemplando diversas disciplinas através de uma matriz curricular que obedece a uma sinalização da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Sobre a reciclagem dos agentes, o capitão Giffone diz ainda que é preciso melhores resultados. 'Existem dificuldades, não tenha dúvidas disso'.

Leia aqui  &  Leia os Comentários.
 
 
 

Nenhum comentário: